História do
Surrealismo
Este movimento surrealista foi em grande parte influenciado pelas teorias de Sigmund Freud (importante neurologista) referentes à psicanálise. Segundo Freud, o homem deve libertar a mente das regras e dos padrões impostos pela sociedade, dando assim maior importância aos sonhos e à sua própria inconsciência. A psicanálise foi portanto uma das bases do Surrealismo.
O que deu a conhecer ao mundo o Surrealismo foi o Manifesto Surrealista, em 1924. Neste manifesto, declararam-se os princípios surrealistas, que falavam da isenção da lógica, e da adopção de uma realidade superior, chamada "maravilhosa". Os surrealistas mostraram-se também adversos a determinados valores, como a pátria, a família, a religião, o trabalho e a honra.
Nos anos 30 foram principalmente Salvador Dali (que se iniciou no movimento em 1929) e Magritte que mais se destacaram no surrealismo.
Em 1931 vários pintores Surrealistas produziram obras que se tornaram em marcos da evolução da estética do movimento: La Voix des Airs de Magritte (ver figura à direita) é um exemplo desta evolução.
No entanto, várias tensões a nível pessoal,
político e profissional deram início à separação do grupo de pintura
Surrealista. Nesse grupo incluía-se também a fotografia, na qual Man Ray teve
um papel muito importante.
Nos anos 30 surgiram outros pintores surrealistas,
como Yves Tanguy e o britânico John Tunnard. Porém, com o rompimento da segunda
guerra mundial, o Expressionismo Abstracto ganhou uma maior importância. Porém
o próprio Expressionismo Abstracto foi fruto do encontro de artistas americanos
com Surrealistas europeus refugiados da Guerra.
Durante a Segunda Guerra os artistas Surrealistas continuaram as suas obras, embora de um modo mais disperso.
Nos 40 o Surrealismo também chegou à Inglaterra e aos EUA.
No entanto várias personalidades foram expulsas do movimento Surrealista. Porém vários destes artistas, como Roberto Mattam continuaram próximos ao movimento.
O pintor e escultor francês, Duchamp, continuou a produzir esculturas até falecer.
Em 2001 a Tate Modern (museu britânico de arte moderna) apresentou uma exibição de arte Surrealista que atraiu mais de 170,000 visitantes. Presentemente o Surrealismo continua a ser uma fonte de inspiração para a criação de arte.
Durante a Segunda Guerra os artistas Surrealistas continuaram as suas obras, embora de um modo mais disperso.
Nos 40 o Surrealismo também chegou à Inglaterra e aos EUA.
No entanto várias personalidades foram expulsas do movimento Surrealista. Porém vários destes artistas, como Roberto Mattam continuaram próximos ao movimento.
O pintor e escultor francês, Duchamp, continuou a produzir esculturas até falecer.
Em 2001 a Tate Modern (museu britânico de arte moderna) apresentou uma exibição de arte Surrealista que atraiu mais de 170,000 visitantes. Presentemente o Surrealismo continua a ser uma fonte de inspiração para a criação de arte.
Características do Surrealismo

"Automatismo psíquico pelo qual alguém se propõe a exprimir, seja verbalmente, seja por escrito, seja de qualquer outra maneira, o funcionamento real do pensamento". André Breton (francês que lançou o movimento) sobre a essência do surrealismo.
QUESTÕES DISCURSIVAS – 1ª À 7ª
1ª). O que o movimento artístico Surrealismo representava?
RESPOSTA: O Surrealismo, movimento artístico que teve origem no ano de 1924, representava o imaginário e os impulsos ocultos da mente.
2ª). O que o Surrealismo possibilitava aos artistas?
RESPOSTA: Possibilitava que os artistas se expressassem deforma livre, fugindo da racionalidade e dos valores ditados pela sociedade da época.
3ª). Além das artes plásticas, quais foram as outras linguagens artísticas abrangidas pelo Surrealismo?
RESPOSTA: O cinema, o teatro e as artes plásticas.
4ª). Quais as técnicas usadas pelos artistas surrealistas em suas obras?
RESPOSTA: Os artistas usavam técnicas acadêmicas na maneira de pintar, mas inovavam nostemas e nas imagens criadas.
5ª). O que era associado às pinturas surrealistas?
RESPOSTA: Elementos inexistentes nas naturezas.
6ª). Quais as duas tendências do Surrealismo?
RESPOSTA: A tendência Figurativa e a Abstrata.
7ª). Durante qual movimento artístico o Surrealismo chegou ao Brasil?
RESPOSTA: No Brasil, as ideias surrealistas foram absorvidas durante o Modernismo.
QUESTÕES DE MÚLTIPLAESCOLHA – 8ª À 16ª
8ª). A característica do Surrealismo é:
(a) Representação do irracional e do subconsciente.
(b) Representação do racional e do subconsciente.
(c) Representação do racional e do consciente.
(d) Representação do irracional e do consciente.
9ª). Sobre o Surrealismo marque a alternativa correta:
(a) Surreal é o mesmo que irreal.
(b) No Surrealismo não existem elementos darealidade.
(c) Os sonhos são explorados no Surrealismo.
(d) Surrealismo não tem nenhuma ligação com a psicologia.
10ª). O Surrealismo
é também chamado de uma arte:
(a) Sacra.
(b) Profana.
(c) Realista.
(d) Inútil.
11ª). No Surrealismo não existem:
(a) Cores puras.
(b) Cores misturadas.
(c) Temas realistas.
(d) Figuras realistas.
12ª). Os pintores surrealistas representaram seu mundo interno:
(a) Sendoobjetivo.
(b) Sendo subjetivo.
(c) Sendo objetivo e subjetivo.
(d) Não representaram seu mundo.
13ª). Quantos períodos podem ser destacados no surrealismo:
(a) Um período.
(b) Dois períodos.
(c) Três períodos.
(d) Quatro Períodos
Resposta: Dentro do surrealismo devem-se destacar três períodos importantes e bem diferenciados entre si: o período dos sonhos (1924), representado pelas obras denatureza simbólica, obtidas através de diferentes procedimentos de automatismo, de um certo figurativismo; o período do compromisso político (1928), expresso na filiação de seus líderes ao comunismo; e uma terceira fase (1930), de difusão, que se empenhou na formação de grupos surrealistas em toda a Europa, tendo conseguido a adesão de grupos americanos.
14ª). Em 1924, os surrealistas lançaramum manifesto no qual anunciaram a força do inconsciente na criação de novas percepções. Valorizavam a ausência de lógica das experiências psíquicas e oníricas, propondo novas experiências estéticas.
Sobre o Surrealismo, é correto afirmar:
(a) Acredita que a liberação do psiquismo humano se dá por meio da sacralização da natureza.
(b) Baseia-se na razão, negando as oscilações do temperamentohumano.
(c) Destaca que o fundamental, na arte, é o objeto visível em detrimento do emocionalismo subjetivo do artista.
(d) Concede mais valor ao livre jogo da imaginação individual do que à codificação dos ideais da sociedade ou da história.
15ª). “As obras criadas nada devem à razão, a moral ou a própria estética. A obra não é resultado de manifestações lógicas e racionais”. A definição é referente àquele estilo pós-moderno:
a) Abstracionismo
b) Expressionismo
c) Futurismo
d) Surrealismo
(a) Sacra.
(b) Profana.
(c) Realista.
(d) Inútil.
11ª). No Surrealismo não existem:
(a) Cores puras.
(b) Cores misturadas.
(c) Temas realistas.
(d) Figuras realistas.
12ª). Os pintores surrealistas representaram seu mundo interno:
(a) Sendoobjetivo.
(b) Sendo subjetivo.
(c) Sendo objetivo e subjetivo.
(d) Não representaram seu mundo.
13ª). Quantos períodos podem ser destacados no surrealismo:
(a) Um período.
(b) Dois períodos.
(c) Três períodos.
(d) Quatro Períodos
Resposta: Dentro do surrealismo devem-se destacar três períodos importantes e bem diferenciados entre si: o período dos sonhos (1924), representado pelas obras denatureza simbólica, obtidas através de diferentes procedimentos de automatismo, de um certo figurativismo; o período do compromisso político (1928), expresso na filiação de seus líderes ao comunismo; e uma terceira fase (1930), de difusão, que se empenhou na formação de grupos surrealistas em toda a Europa, tendo conseguido a adesão de grupos americanos.
14ª). Em 1924, os surrealistas lançaramum manifesto no qual anunciaram a força do inconsciente na criação de novas percepções. Valorizavam a ausência de lógica das experiências psíquicas e oníricas, propondo novas experiências estéticas.
Sobre o Surrealismo, é correto afirmar:
(a) Acredita que a liberação do psiquismo humano se dá por meio da sacralização da natureza.
(b) Baseia-se na razão, negando as oscilações do temperamentohumano.
(c) Destaca que o fundamental, na arte, é o objeto visível em detrimento do emocionalismo subjetivo do artista.
(d) Concede mais valor ao livre jogo da imaginação individual do que à codificação dos ideais da sociedade ou da história.
15ª). “As obras criadas nada devem à razão, a moral ou a própria estética. A obra não é resultado de manifestações lógicas e racionais”. A definição é referente àquele estilo pós-moderno:
a) Abstracionismo
b) Expressionismo
c) Futurismo
d) Surrealismo
Nenhum comentário:
Postar um comentário